Teatro interativo mostra a importância do trânsito seguro durante a Semana Nacional do Trânsito

Ensinar e incentivar a forma correta de agir no trânsito de maneira lúdica e divertida. Essa foi a ideia das Concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, responsáveis pela gestão de rodovias de acesso ao Litoral Sul do Estado, durante a Semana Nacional do Trânsito, celebrada, anualmente, no período de 18 a 24 de setembro. Contando com um espaço na Feira de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) realizada na terça (19) e quarta (20), no Pátio de Eventos de Itapissuma, as concessionárias apresentaram um teatro interativo, onde a criançada pode aprender um pouco mais sobre a direção segura e quais números devem ser discados em caso de emergência, por exemplo.

“Visamos não só abordar sob o ponto de vista do condutor, mas também do pedestre, do ciclista, do usuário de transporte público. Todos fazem a diferença por um trânsito seguro”, explica o gestor Socioambiental da Rota do Atlântico, Italo Alencar. “Consideramos as crianças importantes aliados para a multiplicação do conhecimento. Depois que elas aprendem o que é certo, são eficazes na orientação dos adultos e já crescem com uma atitude responsável”, explica a gestora de Sustentabilidade da Rota dos Coqueiros, Roberta Nunes.

Dentre as participantes da 17º edição estava a estudante do quinto ano da Escola Otacília de Souza Silva, do município de Itapissuma, Yasmin Souza. “É a primeira vez que participo dessa semana. Estou gostando. É muito bom saber um pouco mais sobre as alternativas para a um trânsito seguro”, relata. Para a coordenadora do Colégio Mais Educação, Adaílda Santos, eventos voltados ao tráfego e suas leis são de extrema importância para a população, assim como para os futuros motoristas. “Estamos sempre participando da feira. Para deixar os nossos alunos ainda mais afiados sobre o assunto realizamos, uma semana antes, atividades educativas sobre a questão na própria escola”, comenta Santos.

Acreditando na premissa de que a educação no trânsito deve ser incentivada desde cedo, a autônoma Gilvaneide Nascimento foi acompanhar a filha, Samara, de 06 anos, na feira. “É a primeira vez que participo e trago a minha menina. Até o momento, o que mais gostei foram as palestras”, explica.

Sobre a parceira com as duas concessionárias – Rota dos Coqueiros e Rota do Atlântico -, a coordenadora de educação de trânsito do Detran/PE, Luciana Carvalho, é bastante positiva. “Estamos sempre realizando trabalho com as concessionárias, na Rota do Atlântico fazemos um trabalho intenso com os caminheiros, e com as duas Rotas, o reforço da direção segura, e campanhas sobre a conscientização da não ingestão de álcool quando se vai dirigir”, comenta.

Posts Recentes

Deixe um comentário