Alimentação saudável e compostagem são tema do Rota Ambiental em agosto

Estudantes participaram de oficinas onde aprenderam a fazer uma composteira e a constituição de receitas saudáveis

O ciclo da vida, através da produção de alimentos, foi o tema escolhido para o retorno das atividades do projeto Rota Ambiental, criado pela Concessionária Rota dos Coqueiros em parceria com o Colégio Santa Maria Reserva do Paiva e que tem como objetivo incentivar as boas práticas para com o meio ambiente. Na agenda de agosto, alunos dos 5º, 6º e 7º anos da instituição de ensino foram estimulados a pesquisar sobre a origem de composteiras, como fazer receitas saudáveis e a relação entre terra-plantio-alimento-decomposição. O resultado dessa oficina será apresentado, no próximo dia 26, no condomínio Vila dos Corais.

De acordo com Pedro Verda, responsável pela elaboração das atividades, a ideia dessa etapa da Rota Ambiental está em incentivar a alimentação saudável entre os alunos e seus familiares. “Vamos promover um lanche colaborativo, no qual as crianças e seus pais deverão levar pratos feitos em casa para compartilhar as receitas com todos os participantes. Vamos também ensiná-los a fazer uma composteira, que poderá ter seu produto utilizado para adubação dos jardins do condomínio”, explica.

E toda a animação pela chegada da hora das atividades está refletida na opinião dos pequenos participantes. “É muito legal. Fico muito feliz em participar porque aprendemos a ajudar a natureza nos divertindo e ainda conseguimos contribuir para o comportamento responsável dos nossos familiares e amigos”, comenta Fernanda Viana, estudante do 5º ano do Santa Maria. Para Giovani Bezzan, 11 anos, ser parte do Rota Ambiental é o mesmo que estar contribuindo com o próprio bem estar, uma vez que “não podemos viver sem a natureza, ela faz parte de nós e nós somos parte dela”.

O Rota Ambiental já passou por três ambientes da Reserva do Paiva: A sede da concessionária Rota dos Coqueiros, onde foram distribuídas cartinhas e origamis com mensagens ecológicas; o Sheraton Reserva do Paiva Hotel and Convention Center, quando os estudantes realizaram a distribuição de mudas nativas da região para hóspedes e funcionários do hotel; e no residencial Terraço Laguna, com a apresentação de um jogo educativo que enfatizou a importância da reciclagem e dos cuidados com os animais silvestres.

 

ROTA AMBIENTAL – projeto criado pela Concessionária Rota dos Coqueiros para incentivar o cuidado com a preservação de toda diversidade ambiental do bairro, como a fauna, a flora, os rios, o mangue, o mar e a própria praia, um diferencial que só a Reserva do Paiva oferece em Pernambuco. A ação visa convidar estudantes do Colégio Santa Maria Reserva do Paiva a desenvolverem ferramentas, conceitos e meios que possibilitem a reutilização do lixo e suas formas de reciclagem. Além dos resíduos, será trabalhado o relacionamento cidadão-comunidade-meio ambiente e de pertencimento. A expectativa é de que, no decorrer do ano, pelo menos uma nova ação educativa seja criada a cada mês em diferentes espaços da Reserva do Paiva.

Posts Recentes

Deixe um comentário