A Água é o tema central da Semana do Meio Ambiente da Rota dos Coqueiros

As atividades envolverão estudantes de escolas públicas do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, além de funcionários da concessionária e moradores do bairro.

A Água: seus benefícios, a escassez no planeta, a poluição. Essas, são algumas questões escolhidas pela Concessionária Rota dos Coqueiros para tratar como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A partir da próxima segunda-feira (5) a “Semana de Meio Ambiente e Prevenção de Acidentes da Rota dos Coqueiros” contará com trilhas ecológicas, limpeza de praias, palestras e instalação de um ponto de despejo de óleo de cozinha. As ações acontecem até a sexta-feira (9).

Durante a manhã da segunda-feira (5), alunos da Escola Municipal Aluísio da Cunha Morais, localizada em Barra de Jangada, participarão de atividade proporcionada pela Concessionária em parceria com a UNINASSAU. Eles farão uma visita e mutirão de limpeza à orla, buscando chamar a atenção dos banhistas para o lixo esquecido na areia após o final de semana. Os estudantes distribuirão sacolas biodegradáveis e folders com informações sobre os malefícios da poluição nas praias, rios etc, para todos os presentes. Através dessa atividade, espera-se contribuir com a redução de resíduos em ambientes próximos ao mar salvando, assim, a fauna marinha.

Na terça-feira (06), será a vez dos jovens da Escola Municipal Maria Madalena Tabosa, localizada no Cabo de Santo Agostinho, participarem de uma atividade repleta de história do Brasil. Acompanhados de integrantes da Concessionária, os alunos percorrerão a trilha ecológica do Pau Brasil, espaço presente no Monte dos Guararapes e que está sob os cuidados do 7º Batalhão do Exército Brasileiro, onde conhecerão a planta que deu a origem ao nome do Brasil e experimentarão uma “verdadeira volta ao tempo”. Na parte da tarde, a partir das 14h, a Uninassau promoverá uma palestra, aberta ao público, sobre a “Importância da água na vida das pessoas e os riscos que a sua contaminação pode trazer para a população”. O encontro acontecerá no Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), próximo a praça de pedágio de Barra de Jangada.

O terceiro dia de ações, quarta-feira (7), será mais uma vez de atividades lúdicas, tanto para integrantes da Concessionária, como para estudantes da Escola Municipal Aluísio da Cunha Morais. A partir das 9h, o Sesi Pernambuco promoverá uma gincana seletiva para cerca de 30 membros da Rota dos Coqueiros, na qual serão utilizados jogos que buscarão conscientizar sobre a necessidade e importância de reduzir, reutilizar e reciclar produtos. Na parte da tarde, será a vez da BRK Ambiental transmitir através de jogos o valor e significado do Verde, numa atividade com os alunos da Escola Municipal Aluísio da Cunha Morais.

Já a manhã da quinta-feira (08) será dedicada a ações voltadas ao bairro Reserva do Paiva, seus moradores e usuários. Através de parceria com a ASA Brasil, a Rota dos Coqueiros se tornará ponto de descarte correto de óleo de cozinha. O recipiente, será instalado no SAU (Serviço de Auxílio ao Usuário) e terá capacidade de armazenar até 20L litros de óleo. O produto descartado será transformado em sabão pela indústria ASA Brasil, fechando um círculo virtuoso.  Haverá também uma palestra realizada pela BRK Ambiental cujo tema será o saneamento básico. À tarde, estudantes da Aluísio da Cunha Morais serão levados para o Espaço Ciência, onde aprenderão um pouco mais sobre a natureza.

E, para fechar a programação da Semana do Meio Ambiente, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), encenará a peça de teatro “Água: e eu com isso”, que de forma lúdica convida as pessoas a pensarem na importância de preservar os rios, as cachoeiras e  demais fontes de água em nossa natureza. A apresentação será aberta ao público e a todos os integrantes da Concessionária Rota dos Coqueiros.

 

Posts Recentes

Deixe um comentário